A operadora britânica de televisão digital terrestre, ITV Digital, vai ser desmantelada e vendida depois das conversações no sentido de apaziguar o seu principal credor ou encontrar um comprado terem falhado. De acordo com informações fornecidas ao serviço noticioso europemedia.net pela Deloitte & Touche – actual administradora – um longo processo de venda tornou impossível suportar o funcionamento da ITV Digital.




A venda da empresa será levada a cabo dentro de poucos dias e vai envolver tanto o negócio como os bens. Se não for encontrado um vendedor será iniciado o processo de liquidação dos bens e os serviço pagos de transmissão deverão ser interrompidos.




Nada satisfeitos com este desfecho estão os responsáveis pela Football League, que já ameaçaram processar os proprietários da ITV Digital, a Carlton Communications e a Granada Media, com quem tinham um contrato de transmissão de três anos, exigindo uma indemnização no valor de 810 milhões de euros.




Caso não se encontre comprador, o regulador de mercado inglês - Independent Television Commission - afirmou já que revogará as licenças da ITV Digital para as colocar novamente à venda, o que fará com que possíveis interessados na empresa possam desistir da aquisição. Para já os direitos sobre a transmissão dos jogos vão reverter para os clubes que poderão encontrar um novo comprador quando desejarem.




Entretanto, alguns órgãos de comunicação, nomeadamente o jornal Observer, especulam sobre a possibilidade da Microsoft poder salvar a ITV Digital. Esta empresa terá já pedido informações sobre as finanças da estação à administradora Deloitte & Touche. A Microsoft – que já detém quotas das britânicas NTL e Telewest – será uma das empresas interessadas que está neste momento a tentar organizar um consórcio para licitar a ITV.


Notícias Relacionadas:

2002-03-12 - Televisão Digital terá mais utilizadores europeus em 2006 do que a Internet

2001-12-20 - Metade dos lares britânicos terão acesso à TV Digital no fim de 2002