O realizador de Avatar é um defensor da tecnologia tridimensional. Provou-o nos filmes em que tem vindo a trabalhar e tem defendido publicamente, por diversas vez, que o futuro é o 3D. Já disse, aliás, que num prazo de cinco anos, a tecnologia será dominante em todas as áreas do entretenimento.



Para garantir que a previsão se concretiza anunciou agora a criação de uma nova empresa, em parceria com Vince Pace, com quem já trabalhou também em Avatar. A organização pretende contribuir para tornar a tecnologia 3D mais barata e acessível a cineastas e televisões.



A nova estrutura - que irá designar-se por Cameron-Pace Group - quer ter um papel activo no desenvolvimento dos conteúdos 3D em todas as plataformas de entretenimento, ajudar a eliminar barreiras e a criar uma norma que facilite o desenvolvimento do mercado.



A dupla tem apostado neste área ao longo dos últimos anos e já estava junta em 2009 quando promoveu o desenvolvimento das câmaras Fusion 3D, a partir das quais foi gravado o blockbuster que levou milhões às salas de cinema, para descobrir um novo planeta.



Através da nova empresa, o objectivo é assegurar o desenvolvimento de uma nova geração de câmaras 3D, mas não só. A nova empresa pretende também desenvolver serviços e ferramentas suportados em tecnologia tridimensional, criando uma marca que seja reconhecida no mercado pela oferta de produtos 3D de alta qualidade.



"O nosso objectivo é eliminar todas as barreiras que estão a atrasar a adopção do 3D por produtores, estúdios e redes", afirmou Cameron numa declaração citada pela imprensa internacional.



"Estamos apostados em criar uma marca global que seja sinónimo de 3D de alta qualidade e que actue em múltiplas vertentes, desde as aplicações aos episódios televisivos".