A SIBS divulgou alguns números referentes à utilização dos cartões na rede Multibanco durante os dias 1 a 6 de agosto, referentes à Jornada Mundial da Juventude, que trouxe o Papa Francisco a Portugal e muitos milhares de peregrinos. Entre os dias do evento, o número de transações com cartões estrangeiros nos Distritos com maior número de peregrinos (Lisboa, Setúbal e Santarém) registaram um crescimento de 40% face ao período homologo. A nível nacional, esse crescimento foi de 21%.
Se forem consideradas o total de transações, que incluem cartões estrangeiros e nacionais, durante o mesmo período de análise, houve um crescimento de 8% nas transações a nível nacional e 10% nos três distritos com mais peregrinos.
A análise da SIBS Analytics refere ainda que em termos de valor das transações, ainda que a variação seja semelhante a nível global como nos distritos, os cartões estrangeiros registaram um crescimento de 8% a nível nacional e 13% nos três distritos referidos.
O país que mais cresceu no número de transações com cartões estrangeiros nos distritos mencionados durante os dias da JMJ face ao mesmo período do ano anterior foi o México, com um aumento de 551%. O segundo país foi a Polónia com um aumento de 219%, a Austrália em 204%, o Brasil com 92% e a Itália com 91%. Mas em termos de valor, os estrangeiros que mais deixaram dinheiro em Portugal vieram da França, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Itália.
Quanto aos movimentos dos portugueses que viajaram pelos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na MJM, as regiões com mais cresceram foram Braga (31%), Portalegre (23%), Viana do Castelo (21%), Porto (12%) e Açores (12%).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários