A Microsoft já escolheu um novo director-geral para a operação portuguesa. João Couto que desempenhava funções como administrador financeiro da área comercial na casa mãe da Vodafone, no Reino Unido, assume o cargo. A notícia é avançada na edição de hoje do Diário Económico e já foi confirmada pela Microsoft.



João Couto saiu da Vodafone Portugal em 2011, onde integrava o conselho de administração, para assumir funções na sede da operadora. Volta a Portugal para substituir Philippe Rogge que de forma provisória assumiu o cargo, desde a saída para o Brasil de Cláudia Goya, e liderar a equipa de 400 pessoas que constitui a operação portuguesa, a que se juntam mais 50 alocadas ao centro europeu de suporte telefónico.



A saída de Cláudia Goya da Microsoft Portugal foi anunciada a 6 de julho, sendo que na altura a empresa indicou estar já em processo de seleção de um novo responsável para a operação portuguesa. Philippe Rogge , diretor-geral da Microsoft para o Benelux, assumiu temporariamente as funções até que o processo de seleção estivesse concluído.



Cláudia Goya assumia a direção geral da Microsoft Portugal desde setembro de 2009 e foi a primeira mulher a fazê-lo. Está agora no Brasil, onde desde o verão trabalha com o diretor geral da operação local. Cláudia Goya tinha sucedido a Nuno Duarte, que deixou a operação portuguesa para assumir funções no Japão.

João Paulo Girbal e Rodrigo Costa, atual presidente da Zon Multimédia, foram outros nomes que também já passaram pela direção da Microsoft em Portugal.

João Couto tinha estado quatro anos na Vodafone e antes disso nove na A. T. Kearney onde assumiu funções de vice-presidente e partner. Tinha também passado pela PT e pelos TLP.

Nota de redação: A noticia foi atualizada com a confirmação da Microsoft. Foi ainda corrigida uma gralha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico