Durante a edição de 2012 dos Jogos Olímpicos de Verão, que tem início dia 27 de Julho em Londres, a Visa vai implementar quatro tipos de pagamentos eletrónicos para os atletas e o público em geral, de modo a promover as suas mais recentes soluções neste domínio e mostrar a sua visão futura da utilização dos dispositivos móveis e eletrónicos como meios de pagamento.


A empresa anunciou que vai colocar em prática quatro métodos de pagamento distintos, baseados não só na utilização de dispositivos móveis para os clientes pagarem as suascompras, mas também em novos cartões com "chips inteligentes".


Uma das formas de pagamento disponibilizados será feita através de uma edição limitada do smartphone Samsung GALAXY S III, disponibilizada a todos os atletas patrocinados pela Visa, que inclui a aplicação Visa payWare, criada especificamente para este evento. Para efetuar os pagamentos, os atletas terão apenas que abrir a aplicação e colocar o smartphone junto ao terminal de pagamento.


Outra das formas de pagamento disponibilizadas pela Visa traduz-se no Visa Contactless com tecnologia PayWave, um cartão de crédito e/ou débito que não requer a introdução de PIN ou de uma palavra-chave para efetuar as transações. Em termos práticos, em transações até 25,50 euros basta ao utilizador passar o cartão pelo terminal específico.


A Visa conta ter mais de 50 milhões de cartões do género em circulação na Europa até ao final de 2012, existindo atualmente em circulação cerca de 37 milhões.


Para garantir a possibilidade de efetuar pagamentos com a tecnologia PayWave e a partir dos telemóveis, a empresa assegurou a instalação de cerca de 140 mil terminais de pagamento no Reino Unido, a que se juntam cinco mil táxis com esta tecnologia instalada e três mil locais de venda associados aos próprios Jogos Olímpicos.


Sandra Alzetta, Vice Presidente Sénior da Visa Europe, defende que "os pagamentos eletrónicos assumem um papel essencial na forma como facilitam o turismo e como respondem às necessidades dos consumidores durante um evento desportivo com a magnitude dos Jogos Olímpicos", adiantando que o evento "é uma oportunidade única para mostrar como a tecnologia está contribuir para mudar a forma como as pessoas fazem compras, pagam e recebem em todo o mundo".


A aposta da Visa nos métodos de pagamento eletrónicos durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 vai ainda refletir-se em mais dois tipos de soluções de transação: cartões pré-pagos temáticos, alusivos ao evento; e a solução Visa Mobile Pré-pago, uma ferramenta móvel destinada "aos consumidores de países em desenvolvimento", que disponibiliza uma conta para pagamentos e gestão de remessas internacionais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico