Diogo Vasconcelos foi a personalidade escolhida pela ANJE para a atribuição de um Prémio Carreira, no âmbito da iniciativa "Prémio do Jovem Empreendedor", que a associação organiza todos os anos, e cuja Gala acontece esta sexta-feira.

O trabalho desenvolvido em prol do empreendedorismo português justifica o galardão atribuído, a título póstumo, pela ANJE ao gestor português falecido no ano passado.

Diogo Vasconcelos esteve na vice-presidência da ANJE entre 1996 e 2001, tendo sido o principal mentor da Academia dos Empreendedores, marca responsável pela promoção da iniciativa através da qual a associação promove o próprio Prémio do Jovem Empreendedor.

Do percurso profissional de Diogo Vasconcelos, que morreu em julho com 43 anos, faz igualmente parte a fundação e a presidência da UMIC- Agência para a Sociedade do Conhecimento, durante o Governo de Durão Barroso.

Foi ainda vice-presidente do PSD e porta-voz do partido para a Sociedade de Informação, e mandatário digital da campanha eleitoral de Cavaco Silva nas últimas eleições presidenciais.
Na altura em que faleceu estava ao serviço da Cisco Systems, enquanto responsável internacional pela área de consultoria para o sector público do grupo americano.

Além das distinções que lhe foram atribuídas - como a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio, pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento -, Diogo Vasconcelos vai dar nome a um prémio instituído pela Comissão Europeia, no âmbito da inovação social.

De acordo com o presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, o galardão vai distinguir projetos na área da inovação social e será atribuído anualmente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé