A JP Sá Couto e Critical Links estabeleceram uma parceria que associa os computadores Magalhães à aplicação de gestão para a sala de aula Critical Links Education Appliance.

A solução da Critical integra e disponibiliza, num único dispositivo, funcionalidades de gestão da administração, as comunicações e os ambientes e aplicações de aprendizagem numa escola, explica-se num comunicado, incluindo também gestão de utilizadores e da informação dos alunos, bem como a gestão de terminais e recursos educativos.

Este dispositivo já faz a gestão de utilizadores nas redes locais de mais de 1.220 escolas portuguesas, no âmbito do Programa Tecnológico da Educação promovido pelo Ministério da Educação, acrescenta a nota enviada à imprensa.

A parceria dada agora a conhecer faz todo o sentido, na opinião de Jorge Sá Couto. "Ambas as empresas operam no âmbito da arquitectura pioneira da Intel para o sector educativo e disponibilizam terminais e uma infra-estrutura informática com provas dadas na administração (…) dos ambientes de aprendizagem com computadores nas escolas", refere o presidente da JP Sá Couto.

A JP Sá Couto já entregou mais de 1 milhão de unidades do netbook educacional Magalhães em Portugal e na Venezuela, estimando-se que no final de 2010 ultrapasse as 1,5 milhões unidades com base nos acordos e projectos em curso. Opera, actualmente, directamente ou através de parceiros, em mais de 50 países.