O juiz Brooke Wells, do Tribunal Distrital do Utah, nos EUA, aceitou o pedido de alteração do SCO Group ao processo que mantém contra a IBM, cujo valor de indemnização exigido sobe agora para os cinco mil milhões de dólares, por prejuízos pela alegada integração indevida de propriedade intelectual Unix no sistema operativo Linux.



Na recente emenda às queixas - a segunda -, a SCO desistiu de acusar a IBM de apropriação de segredo comercial, adicionando contudo uma acusação de infracção ao copyright. O SCO Group quer mil milhões de dólares de indemnização por concorrência desleal e mil milhões por cada uma das alegações de quebra de vários contratos através dos quais a SCO licenciou Unix à IBM e a uma empresa adquirida pela Big Blue, a Sequent.



Quando o processo da SCO contra a IBM começou, em Março de 2003, a indemnização pretendida situava-se no milhar de milhão de dólares. Em Abril, numa primeira emenda introduzida ao processo, o valor subiu para três mil milhões.



O processo contra a IBM é apenas um de três que a SCO mantém quanto à questão que opõe o Unix ao Linux. A empresa também processou a Novell, detentora anterior da tecnologia Linux, sobre as reivindicações da Novell em como ainda detém direitos de autor sobre o Unix. A Red Hat, principal vendedor do sistema operativo Linux, por sua vez pretende através do tribunal, uma declaração da SCO em como não violou os direitos de autor ou segredo comercial do grupo.



Prevêem-se novas acções judiciais, já que a SCO afirmou que também pretende processar os utilizadores de Linux, embora o deadline de meados de Fevereiro - data avançada para começar a levar os casos a tribunal - já esteja ultrapassado, lembra a C|net.



Notícias Relacionadas:

2004-02-09 - SCO sobe para cinco mil milhões de dólares pedido de indemnização à IBM

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.