A Kodak anunciou que irá formar uma nova empresa que ficará encarregue dos produtos de vídeo, fotografia e dados resultantes da sua actividade de investigação. A Appairent Technologies – que fará uso da tecnologia sem fios patenteada dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Kodak – faz assim parte da estratégia desta empresa para conseguir comercializar as suas tecnologias de modo a expandir o seu sector de info-imaging.



A Appairent surgiu, em meados dos anos 90, como um projecto laboratorial para resolver o problema de extrair as imagens digitais da câmara e para os quiosques e computadores sem fios. À frente desta empresa irão ficar executivos da Kodak, da Trillium Venture Development – que gere o Monroe Fund – e de outras empresas.



Ted Wurzburg empresário do Trillium Group ocupará o cargo de director executivo, enquanto que Robert Heile – responsável pelo desenvolvimento da rede de tecnologia da área pessoal wireless na Verizon Communications e na GTE e BBN Technologies, será o director chefe de tecnologia.



Segundo a agência de notícias Reuters a área de info-imaging representa uma indústria baseada na convergência de imagens e informação tecnológica no valor de 225 mil milhões de dólares (252,74 mil milhões de euros ou 50,6 mil milhões de escudos). Neste caso a Kodak e o Monroe Fund são os investidores iniciais na Appairent Technologies, embora não tenham sido revelados os montantes envolvidos. Para já, a Kodak espera que surjam mais alguns investidores de acordo com Joe Runde, porta voz da empresa.



Notícias Relacionadas:

2001-07-11 - Kodak aproxima fotografias digitais dos televisores

2001-02-14 - Kodak e Olympus fazem pacto

2001-01-19 - Kodak compra Bremson para desenvolver imagem digital