O nervoso miudinho estava instalado antes de subirem ao palco, mesmo que a plateia do Meo Arena não estivesse tão cheia como tem sido quase sempre habitual nos últimos dias. Mas este era "o" momento para o qual se tinham preparado e os CEO das 3 startups já tinham feito vários PITCH nos últimos dias, e provavelmente muitos mais.

Entre oradores com mais jeito e menos técnica, e outros com mais técnica e investigação feita mas menos jeito, alguns problemas técnicos e perguntas quase banais do júri, o PITCH battle  ainda reuniu uma quantidade significativa de aplausos.

Com 3 membros do júri em palco, Paddy Cosgrave pediu logo de início palmas palmas para os 3 projetos escolhidos, mas também para todos os empreendedores que se candidataram para vir ao Web Summit, mas especialmente para as 1.500 selecionadas e as 200 que nos últimos dias "batalharam" para subir ao palco da competição final.

O júri, composto por Theresia Gouw, sócia fundadora da Aspect Ventures, Steve Anderson, fundador da Baseline Ventures e amigo pessoal de Paddy, e Marcus Segal, sócio do acelerador Y Combinator, prepararam as perguntas mas não tornaram a vida muito dificil aos empreendedores.

Talvez por ser o primeiro, a Kubo Robot, da Dinamarca, foi a que arrancou mais aplausos, mas o criador da PapayaPods, que nasceu na Suíça mas que se mudou para Barcelona, revelou maior carísma, embora menos preparação para responder a questões mais técnicas. E Soilitron, que veio do Chipre, parece ser a mais bem fundamentada em termos científicos, mas tem ainda um caminho a percorrer no à vontade em palco, e na própria ideia, que não entusiasmou muito o público.

A ideia da Kubo Robots está preparada para garantir financiamento de crowdfunding para a ideia do robot que pretende ensinar programação aos jovens. E o protótipo tem um vídeo de demonstração.

Do lado da PapayaPods o enfoque está na melhoria do processo de aluguer de quartos e apartamentos, com a integração total online, libertando tempo e trabalho para os locadores e os clientes, já com a integração de pagamento (que ainda não está finalizada e causou algum embaraço na resposta ao júri).

O site já está disponível em beta desde abril e com a publicidade do Web Summit já deu um bom impulso, que se pode multiplicar se forem os vencedores.

Por último a SoilTron fundada por um jovem de 19 anos, ainda estudante de engenharia, quer consegrui extrair energia elétrica do sólo e já tem o processo montado. Wael Al Masri, apoiado pela Gravity Cyprus Ventures já tem um protótipo e é um bom candidato, mas não gerou grande entusiasmo na plateia.

O vencedor vai ser revelado às 16.30, no palco final, e cabe à portuguesa Portugal Ventures, cuja missão é promover o ecossistema nacional de 'startups', "pagar" os 100 mil euros em financiamento de capital de risco 'early stage' (fase inicial) através de facilidade de crédito convertível para o vencedor.

O vencedor beneficiará também da rede nacional e internacional de investidores, corporações, entre outros, da Portugal Ventures em Silicon Valley, na Costa Leste dos Estados Unidos, na Alemanha e no Reino Unido.

Continue a acompanhar  todas as novidades do Web Summit com o TeK e veja ainda as fotografias captadas pela equipa do TeK, em reportagem “ao vivo”, a partir do Meo Arena e da FIL em Lisboa.

Nota da Redação: O grande vencedor acabou por ser o Kubo Robot.