A LG Display, divisão de ecrãs da fabricante sul coreana, tem vindo a registar perdas por quatro trimestres consecutivos. Para superar o saldo negativo, a tecnológica pretende fornecer ecrãs OLED para televisores topo de gama à sua rival Samsung Electronic, avança a Reuters, com base em três fontes ligadas ao assunto. Este acordo poderá tornar o prejuízo da divisão em lucro a partir do segundo semestre do ano.

A fabricante espera fornecer cerca de 2 milhões de unidades no próximo ano, aumentando a produção para entregar entre 3 a 5 milhões de ecrãs nos anos seguintes. Espera-se que os primeiros modelos a serem entregues à Samsung sejam os painéis OLED de 77 e 83 polegadas.

É destacado que do lado da Samsung, o negócio mostra a vontade da fabricante em expandir o seu portfólio de televisores OLED, de forma a lidar com a concorrência dos vendedores chineses, sobretudo nos modelos de entrada de gama. A LG continua a ser a maior fabricante de televisores OLED (54,6%), seguindo-se a Sony (26,1%), mas com este negócio e aumento de produção, a Samsung (6,1%) pretende disputar esse segundo lugar a nível global. No entanto, o fabrico de um painel OLED custa cerca de cinco vezes mais que um LCD.

O aumento de distribuição de mais 2 milhões de painéis OLED pela LG significa uma faturação total de cerca de 1,5 mil milhões de dólares, representando entre 20 a 30% da sua capacidade de fabrico e colocando a fábrica no seu máximo de produção, apontam os analistas. Além da própria casa-mãe LG Electronics consumir os ecrãs fabricados, também a Sony é cliente dos painéis OLED. Já a Apple compra ecrãs para os seus smartphones, mas poderá também adotar micro-LED no Apple Watch, com o apoio de fornecimento da LG.