Contornando a continuação dos processos da Microsoft contra a sua alegada violação da marca Windows, a Lindows.com optou por alterar o nome da marca e dos produtos que comercializa para Linspire. Michael Robertson, CEO da empresa, garante porém que nos Estados Unidos a Lindows vai manter o nome da empresa e do sistema operativo inalterado.

A decisão de alterar o nome já tinha sido anunciada no início do mês, estando a empresa desde então a proceder à selecção de uma nova marca. A escolha do Linspire é justificada por manter as três primeiras letras de Linux, com “Lin”, enquanto que “spire” se refere a ananás. Michael Robertson justifica porém, em comunicado, “mais importante do que o que as pessoas pensam inicialmente do novo nome é o que vão associar-lhe ao logo do tempo […] a maioria dos utilizadores de computadores nunca experimentaram o Lindows, por isso temos a possibilidade de conseguir uma importante primeira impressão”.

Com a adopção do novo nome a empresa espera evitar a continuação dos processos legais impostos pela Microsoft na Europa que têm sido maioritariamente perdidos pela Lindows, já que os juízes optam por impedir a utilização do nome, mesmo que provisoriamente enquanto os processos não estão decididos.

A empresa avisa porém que quem já tem sistemas operativos LindowsOs poderá continuar a utilizá-los, não perdendo funcionalidades, mas que toda a documentação da Lindows mudou de nome e que mesmo o site principal é reendereçado para o novo URL www.linspire.com.

Notícias Relacionadas:
2004-04-07 - Lindows muda designação internacional da marca para evitar problemas legais