Numa conferência realizada ontem em Bruxelas, 250 pequenas médias empresas (PMEs) participaram num debate que colocou mais uma vez em evidência a necessidade de procurar um equilíbrio entre a protecção das invenções de software e a defesa do interesse comum, uma temática que tem levantado muitas vozes contra as medidas contidas. A conferência foi promovida pela Campaign for Creativity, uma associação que promove a defesa da patenteabilidade do software.
A campanha visa “esclarecer” membros do Parlamento Europeu sobre as eventuais implicações negativas na inovação, trabalho e crescimento da indústria informática do voto contra a patente de software.
Um documento de investigação académica recentemente publicado pela Business Software Alliance avançou com novos dados sobre o papel das PMEs no debate da directiva CII, realçando que uma em cada cinco patentes registadas no European Patent Office ou nos gabinetes nacionais de patentes dos Estados membros é realizada por PMEs.
Recorde-se que o Parlamento Europeu vai votar a directiva no próximo plenário em Estrasburgo, no dia 6 de Julho.
Notícias Relacionadas:
2005-03-07 - Directiva europeia de patentes de software aprovada e conduzida ao Parlamento
2005-02-18 - Bruxelas ignora pedido de reformulação de directiva para as patentes de software de líderes parlamentares
2005-02-04 - Directiva europeia sobre patentes de software deve ser reescrita
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários