Os lucros da PT Comunicações baixaram para os 56,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012, anunciou a operadora num comunicado enviado à CMVM. Um ano antes, os lucros da empresa situavam-se nos 129,7 milhões de euros.

Apesar do montante representar uma descida face aos valores registados um ano antes, fica acima das estimativas avançadas pelos analistas, realçam os jornais económicos. O consenso de oito bancos de investimento apontava para lucros de 39 milhões de euros nestes primeiros três meses do ano, escreve o Jornal de Negócios.

Os números também não são diretamente comparáveis, pois no primeiro trimestre do ano passado a empresa registou dois eventos extraordinários que empolaram os resultados, entre eles o encaixe de 38 milhões de euros pela venda da participação na UOL.

No que respeita às receitas, o montante quase duplicou e o número de clientes também cresceu em todos os negócios da companhia.

Enquanto no primeiro trimestre de 2011 as receitas se situavam nos 871 milhões de euros, este ano a PT registou receitas no valor de 1,71 mil milhões de euros - numa altura em que 60% do montante já provém da atividade internacional da empresa. O valor ficou também acima das previsões dos analistas: 1,624 milhões de euros.

O número de clientes cresceu 26,9% no serviço Meo, para os 1,11 milhões de assinantes e 11,9% na rede fixa, que passou a contar com 1,14 milhões de clientes. A TMN conta agora com 7,457 milhões de assinantes, mais 0,6% que um ano antes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes