O Facebook anunciou esta quinta-feira receitas no valor de 12,46 mil milhões de dólares para o ano de 2014, um valor 60% superior em relação ao verificado no ano anterior. O relatório de contas da empresa de Mark Zuckerberg fez saber que as mudanças feitas na estrutura da rede social não só fizeram bem aos cofres como aumentaram o número de utilizadores ativos.

Não é fácil para uma grande empresa obter elevadas percentagens de ganhos anuais, mas a verdade é que, apesar da concorrência, o Facebook continua a dominar o mundo das redes sociais. A empresa anunciou receitas de 3,851 mil milhões de dólares no quarto trimestre do ano passado, um valor 48% superior em relação a igual período de 2013 e que resulta num lucro total de 701 milhões de dólares (621 milhões de euros).

Se o valor da receita for comparado com o quarto trimestre de 2012, nota-se que houve um crescimento de 142%, isto depois de o Facebook ter aumentado a publicidade e acrescentado outras funcionalidades, como a reprodução automática de vídeos, à cronologia dos seus utilizadores. O balanço final de 2014 indica receitas de 12,46 mil milhões de dólares, 60% superior às do ano anterior. Já os lucros do último ano situam-se nos 2,94 mil milhões de dólares, contra os 1,5 mil milhões de 2013.

No seu relatório, a rede social apontou a importância do mobile e referiu que 69% dos seus lucros vindos da publicidade foram originados através de dispositivos móveis, um valor mais elevado do que os 53% conseguidos em 2013. Importa também referir que estes números não têm em conta outros serviços detidos pela rede social, como o Instagram e o WhatsApp.

Em média, a rede social mais utilizada do mundo tem cerca de 890 milhões de utilizadores ativos todos os dias (tinha 754 milhões em 2013), com um crescimento de 34% em relação àqueles que primam por utilizar as aplicações móveis.

Quanto ao número de utilizadores mensais também continua a haver uma trajetória ascendente, com o crescimento a situar-se nos 13%: são já 1,39 mil milhões os internautas que usam o Facebook pelo menos uma vez por mês.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico