Os dados recolhidos pelo Barómetro de Telecomunicações da Marktest, entre Abril e Junho deste ano, revelam que 2,467 mil lares portugueses utilizam a rede fixa para efectuar chamadas telefónicas para números com o mesmo indicativo, o que perfaz 67,6 por cento do universo de residências em Portugal.



Apenas 14,3 por cento dos lares afirmam efectuar chamadas para outras localidades e, 4,9 por cento revela utilizar a rede fixa para fazer, na maioria, telefonemas para o estrangeiro, o que corresponde a 522 e 181 mil habitações, respectivamente.



Apenas cerca de 7 por cento das residências nacionais revelam que a maioria das chamadas efectuadas a partir do telefone de casa são para telemóveis, enquanto os restantes inquiridos (6,5 por cento) não sabem ou não responderam a esta questão, diz a Marktest.



Relativamente aos lares que efectuam chamadas dentro do mesmo indicativo, não existem discrepâncias entre os valores registados entre classes sociais, localização geográfica ou faixa etária.



Contudo, as residências do Grande Porto, das Regiões Autónomas, do Litoral Norte e da Grande Lisboa são aqueles que mais efectuam chamadas locais - entre 76,3 e 71,6 por cento dos lares.

Notícias Relacionadas:

2006-09-22 - Popularidade dos telemóveis é maior entre os jovens

2006-05-15 - Mais de um milhão de portugueses utiliza telemóveis de terceira geração