A Administração Pública Portuguesa investiu 1.050.495,35 euros, num total de 14 adjudicações para Inteligência Artificial e Machine Learning ao longo de 2022, de acordo com dados da TendersTool.

A plataforma online de análise e consultoria destaca como organismo público mais ativo a Entidade Reguladora da Saúde, que apresentou um investimento total de 251 mil euros, relativos a duas adjudicações. Seguiu-se a Adene - Agência para a Energia e a Comunidade Intermunicipal do Oeste, com 183 mil euros e 161 mil euros respetivamente.

Por âmbito geográfico, aponta-se em primeiro o distrito de Lisboa, que realizou mais de 42% dos investimentos, traduzidos num valor de 442 mil euros para um total de cinco adjudicações. Em segundo é destacado o distrito do Porto, com 349 mil euros, num total de cinco adjudicações e, em terceiro, o distrito de Leiria com 161 mil euros, para uma adjudicação.

Os principais adjudicatários de projetos públicos foram a Ubiquity Technology, com projetos avaliados num total de 211 mil euros; a Noesis Portugal com 183 mil euros; e a Capgemini Portugal com 161 mil euros.

Na análise, a TendersTool destaca ainda alguns contratos de relevo, como os relacionados com a aquisição de serviços para a implementação de uma API, ligação à solução de IA, ligação ao Livro Amarelo Eletrónico e Livro de Reclamações eletrónico Vermelho e alteração de processos/ fluxos, por 211.830 euros;  a subscrição de serviços de monitorização de segurança e resposta autónoma com capacidade de Inteligência Artificial, por 183.816 euros; e a aquisição de drones e software baseado em IA para promover a vigilância dos ninhos e recolha de Dados, no Âmbito da Inovação em Desenvolvimento e Teste de Novas Técnicas e Equipamentos para a Deteção e o Controlo da Vespa velutina, por 161.483 euros.