
Na competição, integrada no evento corganizado pela IE University, as finalistas terão a oportunidade de apresentar as suas ideias aos stakeholders mais relevantes do ecossistema empreendedor, incluindo a empresas e fundos de investimento, além de poderem reforçar contactos com outras startups e de conhecerem as últimas tendências e tecnologias.
Conheça as startups portuguesas entre as finalistas do South Summit Madrid
- Manie (Porto): esta startup quer simplificar a gestão de energia ao automatizar a mudança de fornecedor e assegurar que os utilizadores têm acesso às melhores ofertas, mas também a opções como monitorização do consumo e à possibilidade de aderir a Comunidades de Energia Renovável. O sistema Autoswitch desenvolvido pela Manie identifica e muda automaticamente para o tarifário mais baixo.
- WiseWorld (Porto): para esta startup, o objetivo passa por resolver lacunas de liderança, fraca colaboração e má comunicação, transformando as competências interpessoais em dados objetivos e acionáveis. Os utilizadores da plataforma criada pela WiseWorld interagem com personagens geradas por IA em cenários da vida real e o sistema analisa as suas competências.
- Ubbu (Lisboa): a plataforma edTech gamificada tem como missão aumentar o acesso digital e a literacia entre crianças dos 6 aos 12 anos e é desenhada para qualquer professor sem formação técnica, oferecendo currículos estruturados e materiais de apoio para a implementação.
- Metatissue (Ílhavo): a startup desenvolve biomateriais à base de proteínas humanas para o cultivo celular 3D eengenharia de tecidos, melhorando a avaliação de medicamentos e reduzindo falhas em ensaios clínicos ao replicar com precisão os ambientes fisiológicos humanos.
Em comunicado é detalhado que, entre as mais de 4.500 candidaturas submetidas, as 100 startups finalistas foram selecionadas através de um processo de avaliação rigorosos. 83% são provenientes de fora de Espanha e, entre os países mais representados este ano estão os Estados Unidos e o Reino Unido, com seis startups cada.
A América Latina também aumentou a sua presença no South Summit Madrid com nove startups finalistas, face às sete do ano anterior. Ao todo, Espanha contribui com 51 startups para a fase final.
A 14ª edição da competição destaca-se ainda pela maturidade dos projetos finalistas: 49% das startups já geram vendas, 32% estão em fase de crescimento e 6% são já negócios consolidados. Além disso, 37% das startups registam um volume de negócios superior a 500 mil dólares, dos quais 23% ultrapassam um milhão e 7% faturam ultrapassam os cinco milhões.
Cerca de 70% já captaram mais de meio milhão de dólares em investimento. Deste conjunto, mais de metade obtiveram investimentos superiores a um milhão, 14% superaram os cinco milhões e 9% ultrapassaram os 10 milhões.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
The Great Sneeze: Aventuras e mistérios para desvendar numa galeria de arte virada do avesso -
Site do dia
Hurrayy mantém todos os aniversários organizados e prontos para comemorar -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários