Depois de sete anos como CEO da Critical Software, Gonçalo Quadros vai agora passar a Chairman da empresa, deixando a liderança executiva para Marco Costa. Este será o primeiro CEO não fundador da tecnológica que se tornou um exemplo na internacionalização e que este ano ultrapassará os 20 milhões de euros em turnover.

Segundo comunicado à imprensa, o novo CEO vai "assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido por Gonçalo Quadros nos últimos sete anos", nomeadamente a nível da aposta internacional.

[caption]Marco Costa, CEO da Critical Software[/caption]
Apesar da atual conjuntura económica a Critical Software conseguiu em 2011 um crescimento de 15%, ultrapassando os 29 milhões de euros de faturação. A empresa admite que os resultados operacionais registem um crescimento de cerca de 50%.

Para estes resultados contribuem o "significativo aumento" nas exportações e da presença externa da empresa. As operações no Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, e Moçambique cresceram cerca de 45%, face a 2010.

Para 2012 as expectativas de negócio da mantêm-se em linha com a evolução em 2011, sendo esperado um crescimento de dois dígitos na faturação e a "continuação de um crescimento muito forte na capacidade de geração de riqueza".

Gonçalo Quadros explica em comunicado que chegou a hora da mudança. "A renovação é um pilar essencial da cultura da Critical Software - traz-nos pluralidade, ambição e determinação, mas também inteligência, exigência e mérito", afirma, sublinhando a sua confiança em Marco Costa.

O novo CEO da Critical Software integrou os quadros da empresa em 2000, através de um estágio na subsidiária dos EUA, onde trabalhou como Business Developer para clientes locais como a NASA. A carreira passou por Project Manager e Database Specialist, sendo conduzido como Director de Engenharia da Critical Software em 2008 e mais tarde como diretor Executivo da unidade de negócio mais rentável da Critical Software - que agrega os mercados Financeiro, Administração Pública, Indústria, Energia e Telecomunicações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico