A Mastercard anunciou o seu novo serviço de Open Banking Solutions, composto por um conjunto de soluções, aplicações e serviços para apoiar instituições financeiras e fintechs ou third party providers (TPPs) em toda a Europa na sua evolução para o Open Banking.

O Open Banking Solutions vai ao encontro das conclusões de um estudo levado a cabo pela Ovum, que revelou que para cumprirem a promessa do Open Banking os vários agentes de mercado terão de cooperar e enfrentar três desafios técnicos principais. Estes desafios consistem em desenvolver mecanismos padronizados pelos quais os bancos e as TPPs interagem, estabelecer soluções apropriadas ao ecossistema para minimizar a exposição à fraude e ainda criar mecanismos claros e consistentes na forma de gerir consultas e resolver disputas.

O novo serviço da Mastercard apresenta quatro soluções distintas: permite escala e velocidade na ligação ao mercado das funcionalidades de Open Banking das instituições financeiras; verifica em tempo real o estado de registo das TPP, para reduzir a exposição à fraude; centraliza a consulta e a resolução de litígios; e, por último, oferece aconselhamento profissional para ajudar os bancos a definirem e executarem as suas estratégias de Open Banking.

A Mastercard considera que, para permitir que a adoção possa acontecer em grande escala, a componente de educação e sensibilização dos consumidores em torno dos benefícios potenciais do Open Banking será uma componente fundamental. Os bancos e as fintech, deverão, assim, equacionar modelos que expliquem e ajudem os clientes a descobrir e a aceder de forma segura e confiável ao Open Banking, proporcionando uma boa experiência de utilização.

Jim Wadsworth, SVP Open Banking na MasterCard, afirma que “com o Open Banking Solutions estamos em condições de entregar ao sector consultoria especializada, suporte tecnológico de ponta e respostas aos mais variados desafios, trazendo tranquilidade aos utilizadores finais, o que, por sua vez, apoiará a adoção do Open Banking”.