Oitenta e nove por cento dos 113 projectos previstos no Plano Tecnológico estão em fase de implementação. Outras 12 medidas estão em preparação. Os números fazem parte do balanço do primeiro ano de actividade da iniciativa, que em 2007 entrará numa nova fase de acção, discutida hoje com o conselho consultivo.



Para o futuro o plano aguarda a aprovação do Quadro de Referência para o intervalo 2007-2013, para dar continuidade a algumas medidas, e mantém o foco nas iniciativas que ajudem a "fazer chegar as tecnologias a mais gente, fomentando a literacia e o acesso à Internet, e melhorando o sistema de inovação", sublinhou o responsável em declarações à Lusa.



Nesta área de actuação entre 2005 e 2006 foram atribuídos 284.841 diplomas de competências básicas em TIC, concretizada a parceria com o MIT e a universidade de Carnegie Mellon, como medidas emblemáticas do plano. Estritamente no plano interno destaque para a Empresa na Hora ou para o programa InovContacto que até Novembro já cativou 487 recém licenciados para estágios fora do país, quase o dobro dos 250 inicialmente previstos.



O programa é uma vertente do InovJovem, vocacionado para a integração de recém-licenciados em PMEs que até final do ano vai apoiar perto de 3000 licenciados.



As novas propostas de acção foram esta manhã apresentadas e discutidas com o Conselho Consultivo, que se reúne pela segunda vez desde que o plano foi aprovado e que a partir de agora usará um novo regime de acompanhamento da implementação do programa, através de chaves de acesso atribuídas a cada um dos membros que permitem ter acesso a toda a informação de monitorização.



De acordo com o Público, uma sondagem recente, realizada pela Netsonda, demonstra que 78 por cento dos portugueses já ouviram falar do Plano Tecnológico e 62 por cento sabem no que consiste.



O Plano Tecnológico foi aprovado em Conselho de Ministros de 24 de Novembro de 2005. Entre as medidas previstas logo no arranque do programa, ainda sem avanço, está a criação de pólos tecnológicos de competitividade cuja legislação Carlos Zorrinho garantiu ao Público estar para aprovação pelo governo a "muito curto prazo".



Notícias Relacionadas:

2005-05-31 - Primeiras medidas concretas para o Plano Tecnológico serão apresentadas no Outono