Segundo um estudo apresentado recentemente pela empresa Forrester Research, as mensagens de texto SMS – Short Message Service – representam, actualmente, cerca de 12 por cento das receitas dos operadores móveis na Europa. As previsões apontam para que esta tecnologia movimente em 2003 cerca de 19,6 mil milhões de euros para as operadoras.



Para 2007 espera-se que o SMS seja responsável por 47 por cento do total das receitas provenientes dos serviços de mensagens. O Multimedia Messaging – MMS – vai representar 32 por cento, as mensagens instantâneas – IM – cerca de 10 por cento, o Mobile Email 9 por cento e, por fim, o Enhanced Message Service apenas 3 por cento.



Para esta análise a Forrester falou com executivos de vinte operadoras móveis europeias, chegando à conclusão que a média mensal de envio de mensagens SMS ronda os 156 milhões. Destas, 89 por cento são de pessoa-para-pessoa e 11 por cento de aplicação – como o trânsito ou a meteorologia – para cliente.



A Forrester também prevê que daqui a dois anos o tráfego SMS aumente para 11,5 mil milhões de mensagens por mês, mais 14 por cento do que o verificado actualmente. Todavia, os volumes de tráfego vão estagnar em 2004 e os preços terão tendência a descer.



Notícias Relacionadas:

2002-01-03 - Mensagens SMS na época de festas chegam perto dos 70 milhões nas redes móveis em Portugal

2001-06-04 - Mensagens de texto em SMS ultrapassam 16 mil milhões mensais

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.