O armazenamento e a gestão dos milhões de gigabytes de dados informáticos que são produzidos a cada ano está a conduzir a um rápido crescimento na distribuição de Storage Area Networks (SAN). Segundo o estudo "Storage Area Networks: New Revenues for Optical Carriers?" da Analysys esta é uma situação favorável para os operadores de telecomunicações na área da fibra óptica.



De acordo com as estimativas, os lucros globais resultantes dos serviços de tráfego e armazenamento de SANs transportados ao longo de uma WAN (Wide Area Network) alcançarão os 19,3 mil milhões de dólares em 2005 (4,35 mil milhões de contos ou 21,7 mil milhões de euros). Este valor regista assim um aumento significativo quando comparado com o alcançado em 2000, que foi de 500 milhões (112,8 milhões de contos ou 562,7 milhões de euros).



Quer seja para as pequenas ou grandes empresas, o armazenamento de dados é hoje uma questão de grande importância e aspectos como as instalações para armazenamento e serviços, recuperação de dados, Web hosting, armazenamento de conteúdos, troca de dados digitais, datamarts, disk mirroring, partilha de dados e segurança e arquivo centralizado são igualmente importantes, defende a Analysys.



As SAN estão actualmente a ser alargadas das redes locais dos utilizadores para a redes de áreas geográficas alargadas através da utilização de dark fibre (fibra ótica que não está a ser utilizada), ATM, Gigabit Ethernet e IP, o que segundo a Analysys fará com que se desenvolva uma enorme rede virtual de armazenamento e sistemas de gestão de dados.



Contudo, embora as oportunidades neste novo mercado sejam consideráveis para os operadores, deverá ser feita uma avaliação cuidadosa, salienta a Analysys. O sucesso nesta área só será alcançado se conseguir obter a combinação certa de características para o segmento escolhido pelo operador. De acordo com a Analysys a mudança da rede de armazenamento para uma base IP irá ajudar a eliminar a necessidade de armazenamento separado e redes de dados, melhorar a gestão e a flexibilidade, e aceitar a oferta dos serviços de gestão de armazenamento de outra entidade na WAN.



Os serviços desta natureza não só são mais atractivos para as grandes empresas, como também têm mais potencial para as PMEs, que muitas vezes não têm os conhecimentos necessários para manter as suas próprias soluções de armazenamento.



Notícias Relacionadas:

2001-09-25 - Compaq testa rede de armazenamento com tecnologia Internet

2001-07-18 - Analistas aconselham as empresas a automatizarem o armazenamento de informação