O mercado de serviços profissionais baseados nos Web Services ultrapassou a a fase de excitação inicial de 2002 e vai continuar a prosperar em 2003, podendo atingir valores superiores ao milhar de milhões de dólares. De acordo com os números da consultora IDC, cerca de 3.300 projectos de serviços Web profissionais foram implementados nos EUA e Canadá em 2002. As empresas de serviços de TI estão a promover em grande escala os benefícios da adopção de serviços Internet tentando minimizar quaisquer preocupações dos seus clientes.



As empresas de TI que entraram no mercado dos serviços Web profissionais na América do Norte estão a apostar fortemente no crescimento dos serviços da Net, através da construção de registos de trajectos de utilizadores, optimizando as ofertas de serviços e investindo em outros serviços relacionados com a Web através de iniciativas de comando, segundo a informação disponibilizada pela IDC.



O modelo de simulação dos Web services do IDC prevê que a despesa com os serviços Web profissionais registe uma taxa de crescimento de 146 por cento em 2003. Deste modo os gastos das empresas utilizadoras irão aumentar até aos 2,7 mil milhões de dólares em 2004, e até 2007 irão ser cerca de 22,2 mil milhões de dólares.



Para Sophie Mayo, directora de Web Services Implementations and Dynamic Commerce Services na IDC "Como o mercado norte-americano de serviços Web profissionais passa o marco de mil milhões de dólares no final do ano, as empresas de serviços irão formalizar as suas ofertas em torno dos Web Services e posteriormente optimizar as suas metodologias".



A IDC acredita que em 2003 as grandes empresas dos EUA e Canadá irão tirar partido de quase 72 por cento da oportunidade aberta por este novo mercado. No entanto os gastos das pequenas e médias empresas também vão crescer com o passar do tempo. Estima-se que em 2007 as PMEs vão despender aproximadamente 3 mil miliões de dólares com os serviços Web profissionais, numa percentagem próxima dos 40 por cento do total.



Notícias Relacionadas:

2003-02-27 - IDC Portugal revê em baixa estimativas de mercado de TIs para 2002

2002-01-04 - IDC prevê que 2002 será o ano da rápida recuperação das TIs

2001-11-26 - IDC projecta crescimento da indústria de conteúdos online