No próximo ano o mercado de Tecnologias de Informação continuará a evoluir positivamente, mas com um crescimento menor que o registado em 2007. Para o abrandamento contribuirá a redução do investimento em mercados maduros como os Estados Unidos, onde a IDC prevê que os gastos em TI cresçam 3 a 4 por cento, face aos 6,6 por cento registados em 2007.



Segundo a consultora, o hardware será a primeira área atingida pela expectável redução, a seguir será o software - um ou dois trimestres mais tarde - e por último os serviços.



Em termos mundiais as previsões apontam para que os gastos em Tecnologias da Informação recuem de 6,9 por cento para os 5,5 a 6 por cento. Este crescimento será em grande medida assegurado pelo aumento do investimento nos mercados emergentes, que segundo a IDC deverá aumentar cerca de 16 por cento. Os principais mercados visados serão o México, Polónia, Turquia, a Argentina, Colômbia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.



Sobre o próximo ano a consultora diz ainda que o mercado estará muito dinâmico no lançamento de novos produtos do tipo gadgets, na linha do leitor digital recentemente comercializado pela Amazon.



Nos serviços manterão lugar de destaque as redes sociais e os conteúdos gerados pelos utilizadores, área onde se espera forte crescimento e onde a linha entre mercado empresarial e de consumo será cada vez mais ténue.



Notícias Relacionadas:

2007-01-17 - Mercado português de TIs vai crescer a um ritmo de 7,5% até 2010