Em 2006 a indústria de videojogos viu vários recordes serem batidos em todo o mundo, tendo a época natalícia contribuído em muito para os avultados resultados financeiros obtidos.
Só nos Estados Unidos foram registados lucros na ordem dos 12,5 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 9,66 mil milhões de euros. Por sua vez, no Japão, as receitas ascenderam aos 625,8 mil milhões de yenes - mais de quatro milhões de euros.
Os últimos meses do ano foram marcados pela estreia das muito aguardadas Wii, da Nintendo, e PlayStation 3, da Sony, cuja procura superou as expectativas quanto ao sucesso das plataformas.
Mesmo assim, entre as novidades, foi a Nintendo que triunfou, diz a consultora NPD. A empresa japonesa vendeu 604,2 mil unidades nos Estados Unidos em Dezembro, deixando a Sony para trás com apenas 490,7 mil equipamentos vendidos no mesmo território.
Contudo, a Microsoft conseguiu dominar a concorrência ao vender 1,1 milhões de Xbox 360 em Dezembro em solo norte-americano. É de recordar que a consola de nova geração da empresa foi lançada um ano antes das restantes e continua a cativar o interesse dos amantes de videojogos.
No total, o volume de vendas de videojogos aumentou 28 por cento no mercado norte-americano, 37,6 por cento no Japão e 19 por cento a nível global.
Diversos analistas explicam que os recordes registados no ano que passou devem-se, em grande parte, ao volume de vendas obtido pela consola Nintendo DS e aos seus videojogos, já que, oito dos dez títulos mais vendidos no ano passado são concebidos para esta plataforma. Os números mostram que até à data já foram vendidas mais de nove milhões de consolas portáteis da Nintendo nos EUA, 1,6 milhões durante o mês de Dezembro.
Entre os jogos mais vendidos durante o ano de 2006 destacam-se os títulos Gears of War, Final Fantasy XII, Legend of Zelda, entre outros.
Notícias Relacionadas:
2007-01-06 - Xbox 360 assume liderança nas preferências dos consumidores norte-americanos
2007-01-04 - Mercado de jogos móveis chega aos 50 milhões de utilizadores em 2010
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários