A empresa brasileira Mercado Eletrônico comprou à EDP a maioria do capital da ForumB2B, a operadora de plataforma de comércio electrónico que pertencia à elétrica. Com a aquisição o Mercado Eletrônico quer também iniciar a sua expansão para a Europa, alargando a sua oferta a este continente.

A compra foi hoje comunicada de forma oficial pela empresa que divulgou também a estratégia para o mercado português, onde já conta com algumas das maiores empresas como clientes do FórumB2B que também participa nos projectos de compras electrónicas através da ACE TradeForum.

A Mercado Eletrônico comprou 65% da ForumB2B, com opção de compra para os restantes 25% a três anos. Os valores do negócio não foram divulgados.

A empresa brasileira tinha já trabalhado no Brasil com o Grupo EDP, através da Energias do Brasil na qual a eléctrica portuguesa detém uma participação. A possibilidade de adquirir a ForumB2B e a carteira de clientes que esta operadora já detém em Portugal - onde para além da EDP conta com a GALP Energia, o Metropolitano de Lisboa e mais recentemente o Grupo SAG e o Grupo José de Mello - é visto pr Eduardo Nader, presidente da Mercado Eletrônico como uma oportunidade de exportar a tecnologia e serviços para o continente europeu.

"Pretendemos impulsionar a tecnolofia e serviços [da Mercado Eletrônico] para outros países com os profissionais portugueses que conhecem muito bem a cultura europeia", sublinhou Eduardo Nader durante a conferência de imprensa que decorreu esta manhã em Lisboa.

Eduardo Nader afirma que a Mercado Eletrônico é lider na América Latina, onde conta com mais de 40 mil clientes e realiza 30 mil transações por dia, num valor global de 20 mil milhões de dólares transaccionados por ano.

Luiz Gastão Bolonhez, Vice-presidente da Mercado Eletrônico, defende que a empresa está a entrar na Europa "pela porta da frente", já que conta com as maiores empresas portuguesas como clientes da plataforma da ForumB2B e projectos de referência, como o da EDP que recentemente ganhou um prémio de Inovação em B2B de nível europeu.

A marca ForumB2B vai manter-se, associada ao nome Mercado Eletrônico, já que é "uma marca forte", afirma Luiz Gastão Bolonhez.

Os clientes da ForumB2B estão já a transitar para a plataforma tecnológica da empresa brasileira, o que acontece com a EDP que vai migrar no próximo mês a operação do Brasil, seguindo-se os Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:

2007-11-06 - B2B valeu 1,62 mil milhões de euros em Portugal no ano passado