A empresa portuguesa Methodus planeia para os próximos cinco anos um crescimento anual de 40 por cento. A sustentar o crescimento vai estar a expansão da presença internacional e o lançamento de novos serviços, também no mercado nacional.

Os detalhes foram explicados à imprensa pelo sócio-fundador António Lucena de Faria, que defendeu a solidez financeira da empresa para responder à crise e suportar com capitais próprios o investimento de um milhão de euros previsto para concretizar os três principais pontos do plano de expansão.

Este ano a Methodus, que dedica a sua actividade sobretudo aos sectores da banca, seguros e imobiliário, planeia investir já 700 mil euros. O montante servirá para criar uma presença directa em Angola (onde o grupo vem realizando projectos ao longo dos últimos quatro anos), ainda durante o primeiro semestre, e uma presença nos Estados Unidos. Esta última prevista para o 2º semestre do ano e planeada para tirar partido de uma parceria com uma empresa local na área da saúde, a única área que a Methodus planeia explorar neste mercado, para já.

No que se refere ao lançamento de novos produtos e serviços António Lucena de Faria, um dos dois únicos accionistas do grupo familiar, admite que os mercados onde a Methodus tem presença mais forte são uma prioridade, mas também há a expectativa de poder alargar presença noutros sectores, como a administração pública.

A oferta da Methodus está focada no diagnóstico estratégico, modelo e ferramentas de Balanced Scorecard, melhoria de processos de trabalho (a oferta mais antiga), implementação de fábricas de serviços, entre outras. Uma das tónicas fortes da oferta é destinar-se a dar mais eficiência aos processos de trabalho, factor que o responsável do grupo acredita poder jogar a favor da Methodus na expansão da oferta a novos mercados e mesmo em território nacional.

Em 2008 a Methodus, que existe desde 1987, facturou 8 milhões de euros, 15 por cento através dos negócios internacionais. Para os próximos cinco anos o plano de crescimento de 40 por cento (que duplica a média de crescimento dos últimos anos) tem forte suporte nas perspectivas de negócio internacional, cujo peso na facturação deverá duplicar.

Para concretizar o plano de expansão, a Methodus pretende contratar mais 20 pessoas, que se juntarão às cerca de 40 actuais. Também ao nível da gestão foi feita uma nova contratação recentemente: Pedro Fontainhas, ex-director-geral da Indra em Portugal, passou a CEO da maior empresa do grupo, a Methodus Sistemas.