A Microsoft anunciou uma nova estratégia comercial que assenta na abertura de uma série de pontos de venda de produtos da marca. Uma porta-voz da companhia, citada pela imprensa internacional, refere que "inicialmente serão inauguradas algumas lojas, não muitas, nas principais cidades mundiais". Contudo, não são ainda conhecidas as datas ou os pontos de localização dos espaços comerciais.

A cadeia de lojas surge como resposta à actuação de outras empresas concorrentes e terá como principal atractivo a venda de computadores, equipamentos móveis, leitores de MP3 e software da marca da empresa liderada por Steve Ballmer.

De acordo com a Microsoft, a estratégia de expansão comercial conta com o apoio de David Porter, ex-responsável pela cadeia de lojas Walmart e antigo executivo na produtora DreamWorks. O empresário será o vice-presidente corporativo para a área de retalho e o responsável pela cadeia de lojas da fabricante que, em 1999 inaugurou o seu primeiro espaço comercial físico em São Francisco.

Segundo a empresa, a abertura de uma cadeia de retalho de marca própria tem como objectivo aumentar a visibilidade da Microsoft através do estabelecimento de proximidade entre os clientes e os produtos da fabricante.

Na prática, esta estratégia poderá ser fundamental como resposta aos mais recentes resultados da empresa, cujos números apontaram para o decréscimo das vendas, um reflexo do actual período de recessão económica.