A Microsoft anunciou a semana passada uma iniciativa que pretende criar novas oportunidades para 300 milhões de jovens em todo o mundo, durante os próximos três anos. O Microsoft YouthSpark surge através de uma parceria da empresa com Governos, organizações sem fins lucrativos e empresas em mais de 100 países. Em Portugal as parcerias serão operacionalizadas em 2013.

Numa altura em que a taxa de desemprego é elevada, a iniciativa quer capacitar os jovens para acederem a uma educação melhor, encontrar trabalho ou iniciar o seu próprio negócio.

Num comunicado de imprensa, a Microsoft explica que "através do Microsoft YouthSpark, a empresa vai dedicar a maior parte das suas contribuições em dinheiro a organizações sem fins lucrativos que atendem à população jovem em todo o mundo".

Os participantes do YouthSpark terão também acesso ao Office 365 para a Educação, um serviço que oferece ferramentas tecnológicas gratuitas a professores e alunos para que os mesmos possam manter contacto em qualquer lugar, através da plataforma Skype.

"Com o Microsoft YouthSpark, estamos a assumir o compromisso de ajudar 300 milhões de jovens em todo o mundo a realizarem os seus sonhos, concentrando os nossos esforços de cidadania, tempo, tecnologia, talento e recursos da empresa, em oferecer aos jovens oportunidades de educação, emprego e empreendedorismo. Acreditamos que, ao trabalhar com os nossos parceiros, podemos ajudar os jovens a mudar o mundo em que vivem. E estamos comprometidos em fazê-lo.", afirmou Steve Ballmer, CEO da Microsoft.

Além do Microsoft YouthSpark, a multinacional americana criou ainda três programas de cidadania que complementam as ações acima referidas: Give for Youth, Microsoft YouthSpark Hub e Microsoft Innovate for Good.

"Este é um novo foco para os nossos esforços de filantropia. Estamos a empregar a maioria do dinheiro para doações da nossa empresa para apoiar organizações sem fins lucrativos que atendem a jovens e estamos a anunciar uma série de novos programas de cidadania. Mas a Microsoft YouthSpark vai além da filantropia.", escreve Lori Harnick, General Manager de cidadania e assuntos públicos da Microsoft, no blog da empresa.

Em Portugal já estão a ser avaliados os parceiros, mas os acordos só devem ser operacionalizados no próximo ano, como confirmou ao TeK fonte da Microsoft Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico