A Microsoft anunciou ontem a aquisição da Teleo, uma pequena empresa de telefonia pela Internet responsável pelo desenvolvimento de um software que permite que os internautas realizem chamadas telefónicas a partir dos seus PCs para telefones móveis e de rede fixa. O negócio, cujo valor não foi revelado, permite que a gigante de software reforce a posição do serviço MSN no competitivo mercado de Voz sobre IP (VoIP).

O MSN Messenger já permite que os operadores estabeleçam uma ligação de voz de PC para PC mas ainda não garante as chamadas de um computador para uma linha de telefone tradicional e vice-versa. A Microsoft tem vindo a fazer vários investimentos nesta área, que agora reforça.

A tecnologia utilizada pela Teleo tem funcionalidade de click-to-call, ou seja, um utilizador pode clicar num número de telefone existente na Internet, como por exemplo nas Páginas Amarelas e, entrar em contacto com aquele destino.

Blake Irving, vice-presidente da divisão de MSN da Microsoft, disse à Associated Press que tem esperanças que a empresa venha a incorporar a tecnologia da Teleo em diversos produtos para além do Instant Messaging.

A empresa já está a olhar para outras opções, como a integração no motor de pesquisa. Desta forma, uma pessoa que procura um restaurante podia, por exemplo, fazer a pesquisa por tipos de cozinha existentes na localidade pretendida e então usar a tecnologia para telefonar e fazer uma reserva.

Blake Irving adiantou que a Microsoft pretende cobrar alguns dos serviços que vão usar a tecnologia da Teleo enquanto que outros serão gratuitos. O produto deverá ser lançado este ano sob uma versão de teste.

Notícias Relacionadas:

2005-08-11 - Yahoo oferece serviço VoIP através do Instant Messaging

2005-07-13 - Media Capital permite chamadas para todas as redes com serviço de Voz sobre IP

2005-06-15 - Yahoo adquire DialPad e alarga portfólio na área de VoIP