(Actualizada) Já estava marcada para o início de Junho a audiência com a Comissão Europeia para que os representantes da Microsoft pudessem explicar pessoalmente ao executivo europeu os seus argumentos face ao novo processo de violação das leis da concorrência que está a decorrer. Mas agora a gigante de software confirmou que a audiência não se realizará.

Segundo o que a Microsoft adiantou ao Finantial Times, alguns responsáveis importantes da área legal da Comissão Europeia não poderiam cumprir as datas marcadas - entre 3 e 5 de Junho - por estarem ausentes. Um pedido de datas alternativas terá sido negado pelo executivo europeu.

Dave Heiner, vice president e Conselheiro geral da empresa escreve num blog da Microsoft que não faz sentido ter uma audiência sem que os principais decisores e reguladores possam estar presentes, mas que se mantém o interesse em apresentar pessoalmente os argumentos ao executivo europeu.

Recorde-se que este novo caso está ligado à integração do Internet Explorer no Windows e é muito semelhante a um anterior - que a Microsoft perdeu - do Media Player.

Vários relatórios indicam que a Comissão Europeia deverá estar muito perto de uma decisão final sobre este caso e esta poderia ser a última oportunidade para a Microsoft de tentar influenciar a decisão.

Nota da Redacção: [18:19] A notícia foi actualizada com mais informação.