As lutas por patentes travadas entre a Microsoft e a TomTom chegaram ao fim, anunciaram as companhias revelando que as quezílias foram resolvidas de forma amigável.

O acordo entre as duas empresas tem o prazo de cinco anos e prevê que a TomTom pague o direito de utilização das oito patentes pelas quais a Microsoft a denunciou o grupo. Em oposição, a Microsoft poderá utilizar as quatro patentes que lhe custaram a denúncia da fabricante europeia sem ter de pagar qualquer valor por isso.

Mesmo não revelando o montante que a TomTom terá de pagar pelos direitos de utilização, a fabricante de software norte-americana sai a ganhar desta luta de patentes que já se desenrola há alguns meses.

É de recordar que no final de Fevereiro, a Microsoft denunciou a fabricante de GPS de violar oito das suas patentes. A denúncia mexeu com a comunidade open-source por três das patentes em causa serem de código livre.

No passado dia 16 a TomTom reagiu e acusou a Microsoft de violar quatro patentes registadas por si ao utilizá-las nos produtos Streets and Trips.