O TeK já tinha antecipado que o acordo deveria ser anunciado hoje e chega agora a confirmação de que a Microsoft e a Yahoo sempre conseguiram uma base de entendimento para a ligação entre as áreas de pesquisa e publicidade online.

Nos próximos dez anos a Yahoo vai usar a tecnologia de pesquisa da Microsoft, suportada no Bing, enquanto a empresa de Redmond entrega ao portal a venda exclusiva da publicidade online relacionada com a pesquisa.

O acordo está ainda sujeito a aprovação dos reguladores do mercado, que podem mais uma vez colocar entraves, já que outras parcerias anteriores na área da publicidade online têm sido questionadas. As duas empresas garantem porém que a expectativa é que o negócio seja completado em 2010.

Segundo os dados avançados, com uma implementação plena da parceria, que deverá acontecer nos dois anos seguintes à aprovação regulatória, a Yahoo estima que o benefício anual se aproxime dos 500 milhões de dólares, com um impacto no cash flow da empresa de cerca de 275 milhões de dólares.

Steve Balmer e Carol Bartz, CEOs da Microsoft e da Yahoo (respectivamente), sublinharam já a importância que este acordo tem para o desenvolvimento da inovação na área da pesquisa, mas realçam que o acordo se limita à tecnologia de busca e à publicidade associada, mantendo-se em separado a presença online, e a exploração de publicidade para os portais, assim como os serviços de Instant Messaging, email e outros.

O acordo permite à Microsoft fortalecer a escala do Bing, que tem vindo a ganhar quota de mercado mas que ainda se encontra muito longe do líder Google.

Recorde-se que no ano passado a Microsoft chegou a apresentar à Yahoo uma proposta de aquisição que foi recusada. A Yahoo manteve depois negociações com a Google para a área de publicidade online mas que acabaram por não se concretizar.