Soapbox é o nome do serviço de partilha de vídeos lançado pela Microsoft há cerca de três anos atrás. Um dos principais objectivos da plataforma era estabelecer-se como alternativa ao YouTube da Google, mas nunca conseguiu fazê-lo.

A empresa anuncia agora que a partir de 29 de Julho o serviço não aceita novos vídeos e que sai do ar a 31 de Agosto, depois de no mês passado um dos responsáveis ter admitido que a continuidade do Soapbox estava a ser analisada.

O MSN Vídeo passa a substituir o serviço que, como a empresa assume, nunca reuniu um volume de utilização muito expressivo, representando menos de 5 por cento dos 480 milhões de vídeos exibidos todos os meses pelos 88 milhões de utilizadores únicos do MSN Vídeo.

A empresa garante no entanto que a área dos vídeos continua a ser relevante na sua estratégia de conteúdos e admite que está a trabalhar para simplificar a utilização do MSN Vídeo e a partilha dos conteúdos aí carregados entre utilizadores do MSN.