
A Microsoft vai investir este ano 1,4 milhões de euros em Portugal para suportar seis projectos desenvolvidos no seu centro de reconhecimento e síntese de fala em Portugal (o MLDC - Microsoft Language Development Center).
Os projectos em questão visam acelerar o desenvolvimento de tecnologias de interacção natural com os computadores e a mobilidade, " vocacionados para a população sénior, para os cidadãos com deficiência motora, para as crianças com autismo, visando ainda o aperfeiçoamento do ensino da matemática e da música em crianças do 1º e 2º ciclos, ou proporcionando a melhoria da tecnologia de pesquisa na internet Portuguesa", explica uma nota de imprensa.
Até 2014 o investimento directo da empresa no centro sobe para os 5,5 milhões de euros e dará suporte aos vários projectos de investigação e desenvolvimento em torno de tecnologias de interacção natural com os computadores, consolas e smartphones
Recorde-se que esta é precisamente uma área que e empresa está a explorar com a consola de jogos Xbox, que introduziu no final do ano passado o sistema Kinect, um acessório que permite interagir com a consola sem usar comandos.
Há contudo outras áreas e produtos da fabricante que têm beneficiado do trabalho desenvolvido em Portugal desde 2005, como o Exchange Server, o Windows Phone ou o Bing, numa lógica de suporte até 26 línguas diferentes.
No centro português de I&D o trabalho desenvolvido pela fabricante passa também por parcerias com universidades e empresas nacionais e pelo recurso a programas de incentivo à investigação e desenvolvimento.
A Microsoft sublinha que os projectos do centro português "r
epresentam e potenciam" um investimento de 13 milhões de euros, sendo o restante assegurado pela I&D nacional e pelas ferramentas de financiamento disponíveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários