A informação é avançada pela Reuters, que cita as habituais fontes próximas ao processo. De acordo com a agência, o processo de auscultação ao mercado terá conduzido a uma lista final de cinco candidatos, onde se incluem funcionários da empresa e candidatos externos.



O nome mais citado pelas fontes que vão alimentando a imprensa mundial continua a ser o de Stephen Elop: ex-funcionário da Microsoft, ex-CEO da Nokia e ainda em funções na empresa finlandesa mas novamente de malas feitas para os Estados Unidos.



A par de Elop, é apontado com insistência o nome de Alan Mulally, presidente da Ford. A nível interno os nomes mais referidos como prováveis para substituir Steve Ballmer no cargo que ocupa há mais de 10 anos é o de Tony Bates, CEO do Skype, uma empresa do grupo, e Satya Nadella, responsável pelo negócio empresarial e de cloud da fabricante.



Steve Ballmer anunciou a intenção de se reformar em agosto. Na mesma altura a Microsoft iniciou o processo de seleção de um sucessor e definiu um prazo de um ano para ocupar o lugar.



A dona do Windows gere também neste momento um dos maiores processos de reorganização estratégica da sua história e a integração do negócio de telemóveis da Nokia que adquiriu.



Elop, que liderava a fabricante finlandesa à data do negócio tem sido sempre apontado como sucessor de Ballmer, mas a informação não tem confirmação, embora seja certo que o responsável voltará à Microsoft, para dirigir uma nova unidade de negócios na área móvel, como se referia no acordo assinado pelas empresas.