A Microsoft anunciou a abertura do quarto e último centro de formação previsto no âmbito do Programa TII - Tecnologia, Inovação e Iniciativa-, desta vez em Santo Tirso. A iniciativa - apresentada em Janeiro deste ano - tem como objectivo principal formar os mais 3 mil funcionários do sector têxtil em situação de desemprego com competências básicas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma mais valia na hora de procurar novo emprego.



O centro de formação é inaugurado hoje e resulta da parceria entre a Câmara de Santo Tirso, a Microsoft Portugal e o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal).



Desde o início do ano têm sido inaugurados outros espaços de formação no norte do país - onde se concentra a maior parte de fábricas têxteis -, nomeadamente em Famalicão, em Guimarães e na Covilhã.



Castro Fernandes, presidente da Câmara de Santo Tirso, afirmou em conferência de imprensa que "há uma preocupação de dar formação acrescida para que as pessoas que procuram emprego possam aceder a ele mais facilmente", sendo este programa "uma nova base de saber, que permite novas competências na área da informática à população desempregada", avança o Jornal de Notícias.



No primeiro semestre de actividade do programa em Portugal, as 43 acções de formação registaram 966 inscrições, sendo que, dos indivíduos formados, 29 já reingressaram no mercado de trabalho, 15 dos quais no sector têxtil.

Notícias Relacionadas:

2006-01-16 - Programa TII da Microsoft vai formar 3 mil desempregados do sector têxtil