As ações da Microsoft valorizaram de tal forma, na passada quarta-feira, que a tecnológica esteve prestes a ultrapassar a Apple no ranking das empresas mais valiosas do mundo.

A alavancagem deu-se por conta de um crescimento acelerado do negócio que a gigante norte-americana mantém no segmento da computação em nuvem, durante o último trimestre. Por conta disto, o preço das ações cresceu 4,2%, tendo estas sido vendidas por um valor recorde de 323,17 dólares. Por consequência, a capitalização de mercado da Microsoft chegou aos 2,426 biliões de dólares - a da Apple está nos 2,461 biliões de dólares.

Microsoft alerta milhares de clientes dos seus serviços de cloud sobre bases de dados expostas
Microsoft alerta milhares de clientes dos seus serviços de cloud sobre bases de dados expostas
Ver artigo

As ações da Apple caíram 0,3% antes da empresa ter publicado o seu último relatório de contas trimestral. A situação pode prender-se com o facto das crises de escassez nas linhas de produção poderem estar a impedir a tecnológica de corresponder à procura de iPhones em certos pontos do globo.

A Microsoft, cujo negócio beneficiou com a pandemia, que fez aumentar a procura por soluções de software em cloud, viu as suas ações valorizar em cerca de 45% desde o início do ano. Apesar da ligeira desvalorização esta semana, também as da Apple valorizaram desde o início do ano, neste caso, 12%.

As ações da Apple ultrapassaram as da Microsoft em 2010, ao ritmo a que o iPhone se foi tornando num equipamento popular entre os consumidores. A Apple lidera o ranking das empresas mais valiosas, sem períodos de interrupção, desde 2020, mas o lugar já pertenceu à Microsoft por várias vezes.

Importa notar que a Microsoft prevê um último trimestre em crescimento, graças ao departamento de soluções em cloud. No entanto, também os problemas de escassez a afetam, uma vez que a empresa tem tido alguns problemas na produção de portáteis Surface e de consolas Xbox.