A Microsoft anunciou o relançamento do Programa MAIS -- Mediação e Apoio a Incentivos e Subsídios, colocando ao dispor das pequenas e médias empresas portuguesas um novo financiamento de perto de 200 mil euros para 2012, para candidatura a fundos europeus de base tecnológica.

O Programa Mais foi lançado em 2007 pela Microsoft Portugal, em parceria com o Banco Santander, e até à data já apoiou mais de 1.990 projetos, com uma taxa de sucesso de 95%, na candidatura a fundos comunitários.

Até ao final de 2013, a Microsoft espera poder vir a apoiar entre 800 a 1.000 PMEs nacionais no acesso aos montantes que a União Europeia reserva à modernização tecnológica.

Ao abrigo deste programa, inserido na iniciativa europeia EUGA - European Union Grants Advisor, a gigante da informática assegura apoio personalizado ao processo de candidatura a fundos disponíveis na área tecnológica, nacionais e internacionais, nomeadamente através de consultoria de gestão, assistência e serviços de transferência tecnológica, entre outros.

A nível europeu, a iniciativa já abrangeu mais de 8.000 projetos que representam investimentos superiores a 800 milhões de euros, informa a Microsoft a partir do seu site.

"O Programa MAIS insere-se numa estratégia de compromisso da Microsoft para com Portugal, concretamente no eixo de crescimento e competitividade", refere Mauro Xavier, diretor de PMEs e Parceiros na Microsoft Portugal.

A iniciativa é considerada vital, "nesta fase em que há mais dificuldade de acesso ao crédito por parte das empresas e onde há algum desconhecimento de montantes muito interessantes ao dispor para inovação e reinvenção tecnológica".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé