Decorreu a sexta edição do IoT Challenge, o evento tecnológico da Altice Empresas, que desafia as startups e empresas portuguesas a apresentarem soluções IoT com base nas conetividades do futuro, em particular, em redes 5G. Depois de receber os 27 projetos candidatos nos últimos meses, o júri destacou projetos ligados à Saúde, Agricultura, Logística e Mapeamento 4D como vencedores dos prémios.

Na Saúde, a vencedora foi a SurgeonMate, empresa que desenvolve soluções para profissionais do sector. Na Agricultura, a Beyond Vision utiliza tecnologia aplicada em drones para monitorizar os campos agrícolas, assim como assegurar a logística necessária para percorrer a “last mile”. A Voxelmaps trabalha com modelos de IA aplicados a dados recolhidos, em tempo real, em mapas 4D. Estas três empresas foram as grandes vencedoras dos prémios deste ano.

Veja imagens do evento na galeria:

Explicado ao pormenor, a solução SurgeonMate Ecosystem da SurgeonMate, conjuga a aplicação SM Library onde são guardados os dados clínicos na cloud, com a SM Vision, um sistema de smart glasses que gravam e transmitem em tempo real o ponto de vista do médico. A Altice diz que esta solução tem um mercado potencial de 60 milhões de profissionais de saúde. Foi um cirurgião empreendedor que fez a própria apresentação do produto.

Quanto ao uso de drones na Agricultura, o projeto beXStream, criado pela Beyond Vision, consiste numa plataforma que permite o controlo remoto total dos aparelhos, em qualquer parte do mundo. A sua aplicação integrada desenha as rotas de voo com precisão e detalhe. A inspeção autónoma dos campos agrícolas garante ainda que esta solução possa ser aplicada a outros sectores, como por exemplo, a Logística.

Por fim, a solução Realtime Mapping, da Voxelmaps, permite que os utilizadores construam mapas 4D de todo o planeta, num modelo volumétrico que diz combinar dados visuais, espaciais, temporais e ainda inteligência artificial para o processamento em tempo real.

As equipas vencedoras amealharam um voucher de 2.500 euros em serviços da Altice Empresas, podendo as equipas ver a sua solução de IoT integradas nas ofertas de produtos e serviços da Altice Portugal.

A Altice Portugal destaca ainda que entre os nove finalistas estiveram soluções em áreas como a Apicultura, eGamming, entregas de encomendas, gestão de espaços e soluções para automóveis conectados.

Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, referiu que “O IoT Challenge é uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores profissionais da área da Internet of Things, as ideias mais disruptivas e também um incentivo em prol da recuperação económica e transformação digital do País”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.