Está em marcha a CeBIT 2009. As notícias e falta delas mostram que a crise não passou ao lado da exposição de Hannover. Menos expositores, menos visitantes e menos novidades anunciadas são sinais que deixam poucas dúvidas. Os grandes nomes do sector não faltaram à chamada, mas muitos não levam novidades à Alemanha. Aproveitam antes a ocasião para voltar a mostrar novidades recentes e promover apostas, algumas lançadas já no ano passado.

A Asus é uma excepção e está a aproveitar a feira para mostrar um conjunto de novidades. Entre teclados para a linha EeePC, comandos para jogar, novos portáteis e até um protótipo do EeePc com dois ecrãs. Em toda esta gama de novidades damos destaque aos novos EeePc e às novas séries de notebooks, U e UX.

Nos EeePCs destacamos o 1008HA que inova no design. Com 10 polegadas de ecrã e um teclado generoso (92 por cento do tamanho normal), o equipamento conta ainda com touchpad e opções de conectividade 3G e WiMax. As especificações técnicas ficaram por revelar na apresentação que a empresa fez na feira de Hannover, assim como datas de disponibilidade.

[caption]EeePC[/caption]

As novas séries U e UX seguem opções de design relativamente idênticas à escolhida para o novo 1008HA, nas linhas finas que os caracterizam. Ambas começarão a ser vendidas no segundo trimestre deste ano. A linha U foi a escolhida pela Asus para revelar alguns pormenores. Os novos equipamentos da série vão ter ecrã LED de 15,6 polegadas, processador Core 2 Duo, gráficos NVidia GeForce 105M e disco até 500GB.

[caption]Asus[/caption]

Na área da navegação, a Garmin é apenas uma das várias empresas presentes a mostrar novidades na feira da Alemanha. Também lá está a portuguesa NDrive, por exemplo, a mostrar novas formas de tirar partido dos sistemas de navegação em dispositivos móveis e anunciar, entre outras coisas, uma parceria com a Navteq que vai permitir incluir os mapas da empresa em todos os seus dispositivos de navegação. A concorrente americana aproveitou no entanto o certame para novos elementos à linha de dispositivos de navegação Nuvi.

As novas séries (1200 e 1300) apostam num design que lhes retira alguma dimensão face a modelos anteriores da empresa, seguindo a tendência Thin que invadiu o mundo da electrónica e a própria CeBIT. Os novos modelos incluem uma opção para navegação pedestre apoiada por mapas da CityXplorer, pensada sobretudo para dar resposta às necessidades de quem visita uma cidade com a qual não está familiarizado.

Estas novas séries Nuvi, que incluem vários modelos, começam a ser vendidas durante o segundo trimestre deste ano. Os preços recomendados pela Garmin variam entre os 199.99 e os 449,99 dólares, dependendo do modelo. Os mapas pedestres (que podem ser descarregados como opção) terão preços entre os 9,99 e os 14,99 dólares. As novas séries Nuvi vão ter ecrã touch-screen de 4,3 polegadas e funcionalidades text-to-speech. Já a série 1200 engloba equipamentos com ecrã de 3,5 polegadas e também adopta as restantes características.

[caption]Garmin[/caption]

A Fujitsu Siemens é outra habitué em Hannover. Este ano levou à feira várias novidades mas a que mais está a gerar mais zumzum é uma tecnologia que permite reduzir a zero o consumo energético dos PCs em hibernação ou stand-by. A tecnologia Zero-Watt estreia-se este verão em dois modelos desktop da linha Esprimo (E7935 0-Watts e P79350), que segundo a empresa terão a capacidade entrar numa estado neutro de consumo energético de forma automática. Os novos modelos, garante a fabricante, podem ser programados para, também de forma automática, voltarem a ligar-se para receber actualizações.

[caption]Esprimo[/caption]

A Acer escolheu a CeBIT para voltar a insistir no tema dos telemóveis. Já no Mobile World Congress a empresa tinha mostrado os seus primeiros modelos suportados na versão 6.1 do Windows Mobile. Agora pré-anuncia novos modelos para lançar em Outubro e Novembro deste ano. A grande novidade do anúncio é a previsão de lançamento de smartphones de entrada de gama. Estão previstos dois modelos para este segmento, que mantêm a opção pelo Windows, e que a fabricante garante estar a posicionar para preços em torno dos 49 euros.

A fabricante também leva à feira o primeiro netbook de 10 polegadas da série Aspire One. O D150 está equipado com processador Intel Atom N280 a 1.66 GHz e pode ser adquirido com 1 ou 2GB de RAM. Oferece uma autonomia de bateria de bateria de 6 horas que pode ser consumida em branco, azul, vermelho ou preto, as cores em que o equipamento vai ser disponibilizado. Já era conhecido (e já está aliás à venda, por preços em torno dos 400 euros) mas vai agora à feira como uma das estrelas do expositor, um exemplo de algumas novidades não são completamente novas.

[caption]Aspire[/caption]

Fechamos esta montra para as novidades da CeBIT, sublinhando que a nossa pequena viagem à Alemanha não pretende ser exaustiva, mas apenas dar nota de alguns dos anúncios que têm saído da feira com maior capacidade de animar o mundo noticioso da tecnologia.