A transação deverá estar concluída até ao próximo mês de julho, por um montante financeiro não revelado. Sabe-se no entanto que a Safira faturou 10,9 milhões de euros em 2013, prevendo atingir os 14 milhões de euros em 2014.

"Esta aquisição implicará, após a conclusão da transação prevista para Julho de 2014, a nomeação dos atuais três acionistas da referida empresa como sócios na partnership da KPMG em Portugal", refere-se no comunicado enviado à imprensa.

A Safira vai manter-se como empresa autónoma dentro da KPMG, mantendo a sua identidade e marca. A empresa, que se especializou em serviços de tecnologia focada no desenho e implementação de sistemas de informação e otimização de processos de negócio, é considerada uma das líderes mundiais na implementação de soluções IBM Business Process Management (BPM) e IBM Operational Decision Management (ODM).

Com a compra, a KPMG integra uma equipa de 180 profissionais que vão fortalecer a sua atividade de consultoria. Além disso, a consultora tem ainda um plano de expansão em Portugal que prevê ainda a criação de mais de 200 postos de trabalho no mercado português até ao final do ano, dos quais 165 recém-licenciados.

A própria Safira tem igualmente um plano de contratação e 50 vagas em aberto, um número que deverá multiplicar nos próximos meses, afirma Pedro Penedo, Partner da empresa.

Antes da aquisição as duas companhias já mantinham uma parceria há dois anos, com impacto em vário negócios internacionais. A Safira já tinha apoiado o Centro de Excelência de BPM da KPMG no Reino Unido no desenvolvimento de uma solução, designada BPM-O (Optimizer), que permite às equipas de negócio transformar as suas organizações e processos de forma iterativa, com o mínimo envolvimento dos departamentos de informática

Com a integração da Safira no Centro de Excelência a nível mundial de BPM da KPMG, a consultora reforça de forma significativa os seus serviços de “business transformation” através dos quais apoia os clientes no desenvolvimento das estratégias até à implementação tecnológica e gestão da mudança nas organizações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico