Nintendogs foi originalmente lançado em 2005, para Nintendo DS. O jogo, que conquistou miúdos e graúdos, tinha uma proposta simples: cuidar de um cão, interagindo com ele através do painel tátil da consola, numa espécie de modernização da premissa do Tamagotchi. Era possível levá-lo a passear, alimentá-lo, brincar com ele, dar-lhe banho, vesti-lo e aparar-lhe o pêlo, entre outras coisas.

Para além do carinho do público, o título foi igualmente bem recebido pela crítica, que via no conceito um potencial imenso a extrair, especialmente com as características da consola em que vivia. O último jogo da franquia foi lançado em 2011, para a Nintendo 3DS, já com gatos à mistura.

Já lá vão 12 anos sem notícias que indiquem o lançamento de uma nova iteração, mas o registo de uma patente, no passado dia 17 de janeiro, indica que a empresa japonesa pode estar prestes a dar-nos uma versão móvel do jogo, para iOS e Android.

As descrições do jogo revelam intenções de recorrer a realidade aumentada para sobrepor um animal virtual aos ambientes reais que nos rodeiam, mas tudo o resto parece permanecer tal qual o formato que lhe deu fama.

É importante sublinhar que ainda não há um anúncio oficial sobre o jogo, pelo que o projeto ainda deverá demorar a ganhar forma.

Segundo a IGN, "Nintendogs foi um dos maiores sucessos da Nintendo DS, com quase 24 milhões de cópias vendidas", estando até no top 150 de jogos mais vendidos de sempre.