A Nokia vai encerrar este mês a última loja de smartphones de luxo que ainda mantinha no Japão, pondo fim à distribuição local dos produtos Vertu, onde se incluíam, por exemplo, smartphones com diamantes cravados ou tampas em ouro.

Num comunicado emitido pela Vertu, a fabricante confirma que a marca será "retirada do mercado japonês, para se concentrar noutras áreas de negócio prioritárias". Na Europa, por exemplo, os produtos da marca estão à venda apenas em alguns países e lojas seleccionadas e também online.

A última das quatro lojas da Vertu que a fabricante manteve no Japão será encerrada no final de Julho, disse à Associated Press a empresa responsável pela comunicação da Nokia no país.

A fonte recusou-se, no entanto, a revelar quando foi tomada a decisão por parte da Nokia ou quantos telefones Vertu foram vendidos pela fabricante no Japão.

De acordo com a agência noticiosa, os produtos de luxo criados pela Nokia para o mercado nipónico nunca tiveram o sucesso esperado, tendo ficado sempre na "sombra", num mercado dominado pelo iPhone e por fabricantes locais, como a Sharp.

A fabricante finlandesa, tradicionalmente conhecida pelo seu domínio de mercado, tem enfrentado algumas dificuldades nos últimos tempos, na sequência das quais tem levado a cabo várias mudanças de estratégia de negócio. Uma das mais polémicas foi a parceria anunciada com a Microsoft para o desenvolvimento de smartphones com o sistema operativo Windows Phone 7.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.