A Nokia anunciou a venda da sua unidade de modems wireless à japonesa Renesas Electronics por 200 milhões de dólares (158,7 milhões de euros). A unidade inclui tecnologias para as normas LTE, HSPA e GSM e a sua venda implica também a transferência de patentes relacionadas com a tecnologia envolvida no negócio e a transferência de trabalhadores.


Estavam envolvidos na unidade de modems wireless cerca de mil efectivos ligados a actividades de investigação e desenvolvimento, que trabalhavam sobretudo na Finlândia, Índia, Reino Unido e Dinamarca, e que passam a ser funcionários da Renesas.


A Renesas licencia a tecnologia da Nokia na área dos modems wireless desde 2009 e desde então as duas empresas têm trabalhado juntas no desenvolvimento de uma plataforma HSPA+/LTE. A parceria vai continuar, bem como as actividades de I&D conjuntas, embora os activos passem para o domínio do fornecedor de soluções avançadas de semicondutores que com o negócio completa a oferta e potencia mercado para as soluções até agora desenvolvidas pela Nokia.


"Os modems wireless são uma parte integral das soluções de chipset hoje em dia e nós acreditamos que a Renesas, enquanto um dos principais vendedores de chipsets do mercado está na posição ideal para continuar a desenvolver esta oferta", explica em comunicado Kai Oistamo, vice-presidente da Nokia.


Segundo o mesmo responsável, o negócio, que ficará concluído no quarto trimestre, vai permitir à Nokia focar-se no seu core business.