A Nokia anunciou a compra da empresa norte-americana MetaCarta, responsável pelo desenvolvimento e comercialização de tecnologia que facilita o acesso a conteúdos geograficamente posicionados em mapas digitais.


A tecnologia que designa a oferta da empresa é o Geosearch, que ajuda a encontrar conteúdos, dados e informação diversa sobre um local e apresentá-la com uma vista única. A MetaCarta comercializa ainda tecnologia de geotagging, que ajuda a encontrar referências geográficas em vários tipos de conteúdos.


A Nokia não forneceu grandes detalhes relativamente à forma como pretende integrar a MetaCarta e as suas tecnologias, nem deu pormenores financeiros que permitissem perceber a dimensão do negócio.


Numa nota oficial a empresa esclarece apenas que os activos da MetaCarta serão "usados na área da pesquisa local em serviços de localização ou outros".


Ao longo dos últimos tempos a Nokia tem reforçado a sua aposta nos serviços de navegação, respondendo à concorrência e assegurando que este tipo de ferramentas também está disponível e têm fácil acesso nos seus dispositivos.


Um dos movimentos mais explícitos nesse sentido foi o lançamento ainda em Janeiro de uma nova versão do Ovi Maps. Nesta altura a empresa também deixou cair a oferta paga do serviço de mapas e tornou o acesso gratuito.