A Nokia apresentou esta manhã os seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre fiscal. Em comunicado aos investidores, a empresa destaca o ganho em termos de quota de mercado de telemóveis e ainda uma "rentabilidade excelente", apesar dos resultados operacionais terem registado uma quebra de 32%, atribuída sobretudo à reestruturação da divisão de redes móveis.



No segundo trimestre de 2003 as vendas da Nokia foram de 7.019 milhões de euros, uma subida de 1 por cento em relação ao período homólogo de 2002. Ainda assim, globalmente as vendas reflectiram o enfraquecimento geral da economia e do dólar.



O director executivo e presidente da Nokia, Jorma Ollila, afirmou ainda que a quota de mercado de telefones móveis está actualmente estimada em 39%, tendo sido registado um crescimento de 14 por cento no volume de vendas durante este trimestre. Para o ano de 2003 a empresa espera ainda reforçar a sua liderança, planeando lançar 35 novos modelos de telemóveis.



O presidente da Nokia lembrou ainda que a empresa verificou um crescimento em duas áreas específicas, nomeadamente nos Estados Unidos - actualmente o maior mercado da companhia finlandesa - e ainda no mercado mundial de redes CDMA



Em comunicado é também referido que na área de redes de terceira geração foi feito um progresso significativo neste trimestre. Jorma Ollila afirma que "a capacidade de implementação e de disponibilidade comercial [da Nokia] está a colocar-nos entre as empresas de topo que ajudam ao desenvolvimento da indústria". Recorde-se que a Nokia já colocou no mercado perto de 20 mil telemóveis de terceira geração que estão a ser usados para testes de rede, naquela que a empresa considera ser "o maior exercício de campo de sempre da indústria".

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