Nokia, TMN, Sapo, HP e Canon lideram, cada uma na sua categoria, as preferências dos portugueses, segundo o estudo "Marcas de Confiança" de 2010, das Selecções do Reader's Digest, relativamente à área das tecnologias.

Na décima edição da análise, a Nokia mantém-se em primeiro (68%), em clara vantagem face às marcas que ocupam a segunda e terceira posições, a Samsung (13%) e a Sony Ericsson (9%). Relativamente a 2009, as marcas de confiança são as mesmas, mas as percentagens eram outras - 73, 8,5 e seis por cento, respectivamente.

A TMN continua a ser o operador de rede móvel mais popular, com um primeiro lugar reforçado, já que 49 por cento dos inquiridos votaram na marca, face aos 45 por cento que o tinham feito em 2009. Segue-se a Vodafone com 36 por cento e a Optimus, com 13 por cento.

Na categoria de Empresas de Serviço de Internet, o Sapo conseguiu superar os resultados do ano anterior (38%), somando 45 por cento dos votos. A Zon Multimédia perdeu três por cento relativamente a 2009, apresentando agora 14 por cento, enquanto o MEO ganhou o terceiro lugar, com oito por cento, destronando a Cabovisão.

Na área dos computadores pessoais, a Hewlett-Packard viu a confiança na marca reforçada, consolidando o primeiro lugar com 35 por cento, mais cinco por cento do que em 2009. A Toshiba, com 17 por cento, e a Asus, com 12 por cento, mantêm, respectivamente, a segunda e a terceira posições nesta categoria.

A Canon (34%), a Sony (24%) e a Olimpus (12%) são, por esta ordem, as três marcas de confiança dos portugueses na categoria Máquinas Fotográficas.

A análise "Marcas de Confiança" das Selecções do Reader's Digest foi promovida em 16 países, entre os quais Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria e Polónia. Em Portugal, este estudo foi realizado através de questionário postal endereçado a 12.200 assinantes da revista Selecções do Reader's Digest.