É lançada hoje uma nova plataforma que agrega produtos, serviços e soluções nacionais de tecnologia, comunicações e eletrónica. A iniciativa é da responsabilidade do Pólo de Competitividade das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICE.PT) e tem como objetivo criar uma forma fácil de ter acesso a informação esquematizada e detalhada das ofertas desenvolvidas em Portugal, facilitando a sua visibilidade dentro e fora do país.



A ideia é prestar um apoio às empresas portuguesas, criando uma base de informação e divulgação que possa funcionar como um apoio à internacionalização.



A plataforma tem a designação de Montra de Produtos, Serviços e Soluções TICE e está alojada em TICE.PT. Arranca com informação de cerca de 50 empresas, mas a estimativa dos promotores é angariar 300 empresas até final do ano.



Que empresas nacionais têm soluções de telecontagem de energia?; Que produtos estão disponíveis para o sector dos transportes ferroviários?; ou Quais as empresas nacionais que estão presentes na África do Sul? são algumas das questões às quais a nova plataforma pretende ajudar a dar resposta, exemplificam os promotores.



O TICE.PT envolve 55 entidades. Destas 55% são empresas, 24% pertencem ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e 22% são associações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira